O município de
Cerro Corá tem um compromisso com a educação, e nesta quarta-feira (09)
foram certificados 24 Professores Alfabetizadores, que orientados pelo
orientador de estudo Manoel Rodrigues Neto e coordenados em Cerro Corá
por Marisa Silva, receberam seus certificados numa solenidade promovida
pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos, estiveram
presentes os secretários de educação Adevaldo Oliveira, o de
administração João Batista, além da vereadora Maria das Graças e as
coordenadoras Nildinha e Ana Canário.
Na oportunidade tivemos o inicio do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa em Cerro Corá em mais uma edição.
Entenda o Pacto:
Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos
governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de
assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos
de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos
de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do
sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo
que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas
regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a
fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de
produção de textos escritos.
No
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios
centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho
pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades
de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de
escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica,
garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a
situações de interação em que as crianças se reconheçam como
protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das
diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo
que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir
na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa
visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no
contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar
na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função
de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para
isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o
domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual
concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
Nenhum comentário:
Postar um comentário