sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cerro Corá ganha selo UNICEF 2009/2012

Depois de anos de batalhas e muito trabalho somente agora o município de Cerro Corá conquista o tão desejado selo Unicef.
Com a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009. 
Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.
Estiveram presentes no evento o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os governadores Cid Gomes, do Ceará; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Eduardo Campos, de Pernambuco; Wilson Martins, do Piauí; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e Confúncio Moura, de Rondônia; e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais.

Parabéns a todos que fazem parte da comissão Pró - Selo Unicef em Cerro Corá/RN




1. Adevaldo da Silva Oliveira - Sec. Mun. de Administração e Gabinete
2. Francisco Josemar Tenan- Direção Escola Estadual
3. Ivonete Maria da Silva - Sec. Mun. Tributação e Finanças
4. Janaina Freire sa Silevira Soares - Rep. Igreja Evangélica
5. Rosa Maria da Silva - Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente
6. Lidiane Gislayne da Silva - Conselho dos Direitos da Mulher
7. João Maria Alexandre - Centro Social Serrano
8. Luiz Fernando de Melo Lima - Rep. Sec. Municipal de Saúde
9. Maria das Graças de Medeiros Oliveira - Poder Legislativo
10. Maria de Fátima Melo - Sec. Municipal de Educação, Cultura e Desporto
11. João Paulo da Silva - Rep. Sec. Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
12. Rânia Amaro Pereira Faustino - Pastoral da Criança
13. Rodrigo Ralmy Barbosa - Rep. Sec. Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social

EQUIPE DE MOBILIZAÇÃO:

Maria de Fátima Melo - Articuladora Local
José Edilson Oliveira - Mobilizador para Participação Social
Rita de Cássia Galvão - Mobilizadora para Participação Social
Tadeu Fernando Silva - Mobilizador para Participação Social

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESCOLA JOSÉ RODRIGUS PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, MACROCAMPO CICLISMO.

 Alunos, gestores e monitor do macrocampo ciclismo das atividades do Programa Mais Educação da Escola Municipal José Rodrigues dos Santos realizando o teste drive com os alunos nas biblicletas, o programa está acontecendo e tanto os alunos quanto os gestores, os monitores e toda equipe escolar estão muito confiantes no sucesso do mesmo.





NUTRICIONITA CERROCORAENSE SOFRE ACIDENTE AUTOMOBILISTICO

 Aconteceu na manhã de hoje próxima a comunidade Ipueiras municipio de Cerro Corá RN um acidente automobilistico tipo deitada, onde um veiculo Ford Ecosport conzido pela nutricionista Natália Samara. segundo informações a mesma perdeu o controle do veiculo ao tentar livrar um motociclista que vinha sentido contrário e na contra-mão.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

 
Acontecerá nesta quinta-feira dia 29/11/2012 a 3ª edição do projeto AUTORIDADE MIRIM POR UM DIA realizado pela policia militar do RN através do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) com os alunos das escolas públicas municipais e de uma escola particular, beneficiadas pelo referido programa. Na ocasião, as estarão assumindo o seu posto de autoridade nas respectivas sedes de atuação a partir das 08:30, até as 09:30 e após participarão da sessão com os vereadores mirins na câmara municipal que será aberta a toda a comunidade.
Veja os nomes dos alunos que serão autoridades mirins por um dia e suas respectivas escolas;
AUTORIDADE
ALUNO
ESCOLA
Prefeito
Victor Erick Silva Lira
EMBEV
Juiz
Glenda Suellen Ferreira Monteiro
CERN
Promotor
Maria Clara de Medeiros Fernandes
EMSAN
Comandante de policiamento
Jose Mateus de Lira Diniz
EMBEV
Vereador
Vivian Larissa de Souza Hipólito
E.M. CEL. Rubens
Vereador
Janiele Alane de Lima
E.M. M.Belmino
Vereador
Emerson da Silva Alves
E.M. J. Rodrigues
Vereador
Rafaela Thalia Girão
E.M. Ag. Dantas
Vereador
Ilana Viviane Silva Gameleira
EMSAN
Vereador
Núbia Emanuele Silva
EMSAM
Vereador
Mayne Hauane Palhares
CERN
Vereador
Ana Cecilia de Lima
EMBEV
Vereador
Jardiely Karoline Lima de Medeiros
EMBEV
Sec. de Educação
Jasynalarrara Souza Medeiros
EMSAN
Sec. de Ação Social
Maria Kaliane Costa Silva
EMBEV
Sec. de Finanças
Kévila Vanessa de Oliveira
E.M. J. Rodrigues
Sec. De Obras
Ana Thaise Miranda de Andrade
EMBEV
Sec. De Saúde
Alice da Silva Dantas
E.M. M.Belmino
Diretor do Centro Rural
Maria Raquel de Matos
E.M. Cel. Rubens
Conselho Tutelar
Brenda Monique da Silva
E.M. Agnaldo Dantas
Radialista
Samara Aleiane Santos Assunção
CERN
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Programa Saúde nas escolas está sendo realizado em Cerro Corá/RN



 O Programa Saúde na Escola (PSE) está sendo realizado em Cerro Corá durante esta semana nas escolas municipais Sebastiana A. Nôga (19 e 20), Belmira Viana(21 e 22) e na sexta-feira(23) na escola Presidente Médici, a única na zona rural, com o propósito de atender 70% do alunado do município, profissionais da área da saúde visam à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar.
 A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.
Estão sendo realizados atendimento Antropométrica, Saúde Bucal, verificação de pressão, cuidados visual, imunização (renovação de vacinas) e palestras, este trabalho está sendo realizado por profissionais da área da saúde do município de Cerro Corá.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inclusão: Ministério levará tecnologia a escolas rurais e quilombolas


O Ministério da Educação ampliará o atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) a 35.440 escolas do campo, localizadas em 4.112 municípios. A iniciativa faz parte das metas do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado deste ano.

Entre as medidas previstas, 50 mil estudantes receberão computadores portáteis, por meio do Programa Um Computador por Aluno, em 4.890 escolas de pequeno porte – de 5 a 20 matrículas. Serão distribuídos computadores interativos para 30.255 escolas e 5 mil laboratórios de informática, em 3.913 escolas, atendendo 982.827 estudantes.

Com o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas, o Pronacampo baseia suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.

De acordo com a portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União em 9 de novembro, a ampliação da participação das escolas do campo no Proinfo contempla o eixo quatro do Pronacampo, que objetiva “contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo”.

A portaria determina que o MEC viabilize e garanta a entrega e instalação dos equipamentos nas escolas. Os gestores municipais têm até o dia 30 de novembro para manifestar, por meio do Sistema de Gestão Tecnológica (Sigetec) do Ministério da Educação, o interesse em receber os equipamentos e informar a infraestrutura já instalada no local. Os equipamentos serão entregues em 2013.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ESCOLAS JOSE RODRIGUES E CEL. RUBENS REALIZAM AULA INAUGURAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





Foi realizada nesta segunda feira dia 12/11/2012 a aula inaugural do Programa Mais Educação nas escolas beneficiadas José Rodrigues no turno matutino e Coronel Rubens Pereira vespertino, na oportunidade foram realizadas atividades que favoreceram o entrosamento entre os alunos, os monitores, professores, equipe pedagógica e gestores do Centro Municipal de Ensino Rural.
O que é o Programa Mais Educação
Os recursos transferidos pelo FNDE para as escolas foram de:R$ 30.217,60 para a Escola Municipal Jose Rodrigues dos Santos e R$ 32.648,60 para a Escola Coronel Rubens Pereira. Esses recursos serão utilizados na compra dos kits pedagógicos, esportivos e culturais, bem como para ressarcimento de despesas com pagamento dos monitores.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.