quinta-feira, 31 de maio de 2012

Direitos humanos: Educador terá diretrizes para enfrentar a violência escolar


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 29, em cerimônia no auditório do edifício sede do Ministério da Educação, o Parecer nº 8 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologando as diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. A partir de agora, educadores de escolas de ensino fundamental e médio e também de instituições de ensino superior terão referências para promover, no ambiente escolar, uma educação de respeito à diversidade.

O Ministério da Educação vai distribuir às escolas material didático sobre direitos humanos. O objetivo é que se consolide nas escolas brasileiras uma cultura de paz na solução dos conflitos, uma educação que se posicione contra a agressão aos direitos humanos.

“O primeiro desafio que precisamos vencer é a violência na própria sala de aula, o desrespeito ao professor, as agressões entre alunos, a discriminação de raça, de orientação sexual e de religião”, disse o ministro. “Nós não podemos ter um pacto de silêncio com essa situação que está presente em sala de aula. A escola tem de ser uma escola de valores, para termos uma cidadania plena no Brasil”, ressaltou.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, também participou da solenidade. “As diretrizes são algo concreto para que cada professor nas redes formais e não formais de ensino produzam ações pedagógicas para enfrentarmos situações banalizadas de violência”, disse. Ela exemplificou com conflitos contemporâneos existentes na escola e na sociedade, como agressão, racismo, homofobia e outras formas de discriminação.

As diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos foram consolidadas após mais de dois anos de discussões e reuniões com especialistas no assunto. “Se não atingirmos a escola, não adiantará nada falarmos em direitos humanos. Precisamos levar a escola a refletir dentro de uma perspectiva de totalidade, onde o ser humano é contemplado.”

Para a ministra Maria do Rosário, a educação de direitos humanos não propõe um currículo, mas uma atitude criativa entre todos os envolvidos com a educação. “As diretrizes são um ponto de partida para propor iniciativas e práticas para transformar a escola em um ambiente voltado para os direitos humanos”, ela acrescentou. ”Esses novos valores devem entrar em sala de aula como conteúdo interdisciplinar, transversal e multidisciplinar.”

Na mesma cerimônia, foi lançada a terceira edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2012. Serão premiadas as experiências em ambientes escolares de respeito à diversidade. Poderão participar instituições públicas e privadas de educação básica e superior, além de secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal. As inscrições estarão abertas até 30 de julho. Mais informações na página do prêmio na internet.
Ouça o discurso do ministro Aloizio Mercadante no ato de homologação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMUNICADO

Comunicamos aos caríssimos funcionários do Centro Municipal de Ensino Rural(CEMER) que em virtude do X festival de inverno,  segunda-feira dia 04/06/2012 não terá expediente nas escolas do referido centro.
OBS: Somente para os funcionários da cidade o expediente de sexta-feira dia 01/06 funcionará apenas no turno matutino e na segunda dia 04 funcionará apenas no turno vespertino.
atenciosamente, 
Gestores do CEMER.

terça-feira, 29 de maio de 2012

2º Fórum comunitário do selo UNICEF aconteceu hoje em Cerro Corá/RN

Na manhã de hoje terça-feira (29), foi realizado no Centro de Convivência dos  Idosos CCI, localizado no bairro Tancredo Neves em Cerro Corá, o 2º Fórum comunitário do selo UNICEF edição 2009-2012.
O evento contou com  amostras das atividades desenvolvidas nas escolas e no município, apresentações culturais, abertura oficial que foi a composição da mesa: com a presença do prefeito  Raimundo Marcelino Borges, a primeira-dama Ivonete, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a senhora Lidiane, a articuladora do selo UNICEF em Nosso município a professora Fátima Mélo, a adolescente Cláudia e a mediadora do selo UNICEF Suerda. Após o uso da palavra dos que comporam a mesa, tivemos a oportunidade de ouvir a presidente do CMDCA a senhora Lidiane que fez um resumo do plano de ação, em seguida os adolescentes expuseram muito bem os eixos de impacto social trabalhados  educação para a Convivência com o Semiárido; Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial e Esporte e Cidadania As ações destes eixos promovera o envolvimento da sociedade civil, de crianças e adolescentes, escolas e a comunidade em geral.  O evento teve como objetivo reunir representantes dos diversos segmentos de nossa comunidade, que juntamente coma  mediadora do Selo UNICEF avaliaram as ações realizadas no município para a garantia e efetivação dos direitos de meninos e meninas desta cidade.


























O forun foi um sucesso e por isso estamos confiantes que nosso municipio será agraciado com titulo de municipio aprovado.



Educação profissional: Mercadante diz que país deve se preparar para a sociedade do conhecimento



A solenidade de abertura do fórum foi encerrada com a apresentação do Ballet Stagium, de São Paulo, com o espetáculo Coisas do Brasil, coreografado por Décio Otero e dirigido por Márika Gidali (foto: assessoria de imprensa do fórum)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse na noite de segunda-feira, 28, em Florianópolis, que investir em ensino e formação é a política mais estratégica do país para chegar à sociedade do conhecimento. “O Brasil tem que ter clareza de que deve se preparar para a sociedade do conhecimento, da tecnologia e da inovação”, afirmou Mercadante, ao participar da solenidade de abertura do 2° Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na capital catarinense.

Cerca de oito mil pessoas compareceram ao evento. O fórum, sob o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, se estenderá até sexta-feira, 1° de junho.

Ao citar as políticas educacionais do governo federal em curso, destinadas desde a creche até o ensino superior, o ministro lembrou a necessidade de cooperação para o sucesso dos programas sob a coordenação do Ministério da Educação. “Precisamos de um grande pacto no país entre prefeitos, governadores e União”, disse.

Mercadante ressaltou ainda diversos fatores que privilegiam o Brasil, no sentido econômico, e justificam o investimento em educação. Entre eles, o volume de produção de alimentos, o pré-sal e a disponibilidade de fontes renováveis de energia.

Para a coordenadora-geral do fórum e reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, o fórum é uma construção coletiva de diversos atores que acreditam no papel estratégico desempenhado pelo ensino. “Tudo isso se transforma em realidade porque damos prioridade à educação para a construção de um novo mundo possível”, afirmou.  

A conferência de abertura contou com a presença também do coordenador da Secretaria-Executiva do Fórum Mundial de Educação (FME), o espanhol Albert Sansano Estradera; do secretário de educação profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira; do secretário de ciência e tecnologia para a inclusão social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eliezer Pacheco, e do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Denio Rebello Arantes.

Rede — Também na segunda-feira, na capital catarinense, o ministro da Educação conheceu o laboratório móvel usado nas aulas presenciais de cursos técnicos de eletrônica a distância oferecidos pelo Instituto Federal Farroupilha por meio da Rede e-Tec Brasil, que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até o fim do ano, todos os institutos federais e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) terão uma unidade do equipamento.

“Com o Pronatec, esperamos atingir oito milhões de alunos até o fim de 2014, e a Rede e-Tec é uma das formas de incrementar esse acesso ao ensino profissional e tecnológico”, afirmou Mercadante.

Confira a programação do fórum

Cultura popular: Cordel colabora para melhorar aprendizagem em escola do RN



Na escola potiguar, o projeto que inclui a literatura de cordel ajudou a aumentar entre os alunos o interesse pela leitura, interpretação e elaboração de textos (foto: arquivo da professora Sandra Barbalho) 
No município potiguar de Parnamirim, a literatura de cordel é estimulada nas unidades de ensino. Além do projeto Cordel na Escola, da secretaria de Educação, algumas instituições desenvolvem experiências próprias. Um exemplo é a Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos. Lá é feito um trabalho com literatura de cordel há três anos.

Graduada em pedagogia, a professora Sandra Macedo Barbalho, responsável pelo trabalho, está no magistério há 11 anos, com passagem pelas escolas Professora Eulina Augusta e Neilza Gomes. Nesse período, a literatura de cordel sempre fez parte de suas aulas. “É notório o interesse por parte dos alunos”, destaca. “Consequentemente, o comportamento melhora, bem como a aprendizagem.”

De acordo com a diretora, Andréia Cristiane dos Santos Xavier, a escola sempre desenvolveu atividades voltadas para a leitura, mas os professores se queixavam da falta de estímulo por parte das famílias. “Isso me causava inquietação”, diz Andréia. Ao constatar que algumas famílias não podiam oferecer instrumentos de leitura, tanto por questões financeiras quanto por falta de interesse, a comunidade escolar entendeu sua responsabilidade na questão. Teve início, então, uma mobilização. As primeiras atividades foram um carrinho literário e rodas de leitura.

Percebido o interesse das crianças, foi criado o projeto Sopa de Letrinhas, destinado a formar leitores. “Para despertar a magia guardada nos livros, surgiram os mediadores mirins de leitura literária do projeto, alunos com perfil leitor, carismáticos e desinibidos”, explica Andréia, que é formada em pedagogia e especialista em coordenação pedagógica.

O projeto cresceu e incluiu eventos literários como a Sopa de Letrinhas Sabor Cordel, com o cordelista José Acaci, a pedido da professora Sandra. Ficou acertado, então, que este ano a escola seria uma das instituições participantes do projeto Cordel na Escola, da secretaria de Educação, que a cada ano reúne quatro escolas.

Segundo a diretora, com a realização do Sopa de Letrinhas foi possível observar diversas melhorias no comportamento dos alunos. Aumentou o interesse pela leitura, interpretação e escrita de textos, houve desenvolvimento da criatividade e do respeito em ouvir o outro. Os estudantes também ganharam postura ao se apresentar em público e se tornaram mais participativos. A escola, que tem 500 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, passou a participar também do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que incentiva a promoção da leitura nas instituições públicas de ensino.



Saiba mais no Jornal do Professor

Mais Educação: Escola de tempo integral será tema de seminário em Brasília


A escola pública de tempo integral, em que os alunos passam a ter uma jornada diária de sete horas, será tema de discussão entre especialistas educacionais, nesta terça-feira, 29, até quinta-feira, 31, em Brasília. A abertura do IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação será no Hotel Nacional, às 9h30. O secretário de educação básica do MEC, César Callegari, estará presente.

O número de escolas públicas participantes do Mais Educação chegará a 30 mil unidades até o final de 2012. Atualmente, o programa criado em 2008 pelo Ministério da Educação já é realidade em 15 mil escolas brasileiras, com 2,8 milhões de alunos beneficiados. Neste ano, a seleção das novas unidades que terão a jornada escolar ampliada priorizará 5 mil escolas da zona rural e também as que têm alunos do programa Bolsa Família.

Os desafios da educação integral, incluindo a definição de um currículo da educação básica adequado a essa nova escola, estarão entre os temas em discussão. Serão apresentados exemplos de escolas que conseguiram melhorar o desempenho de alunos e reduzir a repetência e a evasão escolar graças aos projetos criados pelo Mais Educação.

Na quarta-feira, grupos de trabalho serão formados para avaliar o dia a dia do Mais Educação nas escolas públicas, que abordarão temáticas como o ensino de matemática, a alfabetização e a educação no campo. Outro tema em discussão é a possibilidade de trajetórias diferenciadas aos jovens de 15 a 17 anos a partir do Mais Educação.

As escolas que participam do programa podem incluir em seus projetos pedagógicos atividades culturais, artísticas e esportivas, além de práticas de educação ambiental, direitos humanos, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza, cultura digital, educação econômica. Além disso, todas as escolas devem oferecer, obrigatoriamente, acompanhamento pedagógico complementar.

As escolas selecionadas para o Mais Educação recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Escola). A meta do programa é chegar a 60 mil escolas até 2014. “Vivemos num país com muita desigualdade social e a ampliação da jornada escolar pode fazer diferença para uma inserção mais qualificada dessas crianças no universo de ciência, tecnologia, de cultura e de esportes”, afirma Jaqueline Moll, diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Atletismo de Cerro Corá ganha 04 medalhas na Bahia

O atletismo de Cerro Corá está em alta. Terminado nesse domingo na cidade de Simões Filho BA, o Norte Nordeste Juvenil de Atletismo, os três representantes de Cerro Corá trazem nas suas bagagem 4 medalhas para nossa cidade. Mesmo sendo ainda da categoria memores, os nossos meninos não descepcionáram, veja os resultados dos nossos atletas:
Lívia Borges mesmo tendo sido 7º lugar nas provas individuais do 100 e 200 rasos, conseguiu sua medalha de ouro no revezamento 4 x 100, formado por Lívia, Taisa de Goianinha, Fraçoas de Currais Novos e Tainara de Touros.
Livia ganha ouro no 4 x 100
Raiane França conseguiu a terceira colocação no heptatlo, conseguindo assim sua 1ª medalha a nível regional, principalmente na categoria juvenil.

Raiane França foi bronze no Heptatlo
Fábio Leonildo estreante também em Norte Nordetes, conseguiu duas medalhas de bronze, a 1ª no 400 com barreira e a outra no revezamento 4 x 400 formado por Leonildo, Marcos de Natal, Lucas e Janilson de Lima ambos de Touros.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

2º FORUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF SERÁ AMANHÃ EM CERRO CORÁ!

  

Amanhã dia 29/05/2012 a patir das 7:00 horas no CCI aconterá o 2º forun comunitário selo Unicef de Cerro Corá.

2º CIRCUITO DE XADREZ DA SERRA DE SANTANA ACONTECE EM CERRO CORÁ




Aconterá dia 01/06/2012 no Ginásio Poliesportivo José Julião Neto Cerro Corá RN o 2º Circuito de Xadrez Escolar da serra de santana.

Atletas de Cerro Corá trazem 4 medalhas de Simões Filho BA



Lívia Borges mesmo tendo sido 7º lugar nas provas individuais do 100 e 200 rasos, conseguiu sua medalha de ouro no revezamento 4 x 100, formado por Lívia, Taisa de Goianinha, Fraçoas de Currais Novos e Tainara de Touros.

Livia ganha ouro no 4 x 100
Raiane França conseguiu a terceira colocação no heptatlo, conseguindo assim sua 1ª medalha a nível regional, principalmente na categoria juvenil.

Raiane França foi bronze no Heptatlo
Fábio Leonildo estreante também em Norte Nordetes, conseguiu duas medalhas de bronze, a 1ª no 400 com barreira e a outra no revezamento 4 x 400 formado por Leonildo, Marcos de Natal, Lucas e Janilson de Lima ambos de Touros.

Leonildo trás duas medalha de bronze uma no 400 com barreira e outra no 4 x 400
Aos nossos meninos nossos parabéns pelos resultados e que essas medalhas sejam as primeiras de muitas que virao ainda esse ano.

PROFISSIONAIS DO CAP DE CERRO CORÁ RN PARTICIPAM DE CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA EM JUAZEIRO DO NORTE!




Neste final de semana sexta-feira (25) e sábado (26), os profissionais do CAP – Centro de Atendimento Psicopedagógico da cidade de Cerro Corá foram até Juazeiro do Norte, participar do IV Encontro de Psicopedagogia do Cariri, além dos três especialistas: Graça, Maneto e Suele, acompanharam na viagem, Alice Maria, supervisora do CAP e a Psicanalista Daguia Batista. O encontro foi considerado de suma importância pelos participantes uma vez que todas as palestras e oficinas oportunizaram melhor entendimento e mais conhecimento da área que estão atuando a PSICOPEDAGOGIA.

Escolas públicas vão receber obras temáticas para bibliotecas


O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) abriu  sexta-feira dia 25/05, prazo para a pré-inscrição de obras de referência elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana. Voltadas para estudantes e professores do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, essas obras devem contribuir para a formação de uma cultura cidadã e a afirmação de valores que se oponham a todo tipo de preconceito, discriminação e exclusão. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para ajudar na construção dessa cultura cidadã, foram estabelecidos nove temas que contemplam as especificidades de populações que compõem a sociedade brasileira: indígena; quilombola; campo; educação de jovens e adultos; direitos humanos; sustentabilidade socioambiental; educação especial; relações étnico-raciais e juventude. As editoras interessadas em participar da seleção têm até o dia 25 de outubro de 2012 para pré-inscreverem seus títulos no chamado PNBE Temático. A pré-inscrição deve ser feita no Sistema de Material Didático (Simad), do FNDE.
Cada obra pode ser inscrita apenas em uma das categorias temáticas. A entrega das obras para avaliação será de 6 a 8 de novembro de 2012. Após a seleção, o FNDE pretende formar acervos com até 45 títulos, englobando todos os temas, que serão encaminhados em 2013 para aproximadamente 60 mil escolas beneficiárias.
Veja o edital do PNBE Temático

Língua portuguesa: Prazo de inscrição na olimpíada é prorrogado até 22 de junho



A proposta da olimpíada é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública, que vão desenvolver o tema O Lugar onde Vivo (foto: J  









Secretarias de educação de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da rede de educação básica têm novo prazo para fazer a inscrição na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Previsto inicialmente para se encerrar nesta sexta-feira, 25, o período de inscrições foi prorrogado até 22 de junho próximo. O processo tem duas etapas. A primeira, de adesão das secretarias estaduais e municipais de educação; a segunda, das escolas.

A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A proposta da competição é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública, que vão desenvolver, em quatro gêneros, o tema O Lugar onde Vivo. Alunos do quinto e do sexto anos do ensino fundamental abordarão o tema na forma de poemas; do sétimo e oitavo, de memórias literárias; do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, de crônicas; da segunda e da terceira séries do ensino médio, de artigos de opinião.

A olimpíada também proporciona capacitação a professores. Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram um processo de formação. As redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos de língua portuguesa. “Um dia, estou na sala de aula, com meu aluno, lendo e produzindo textos; no outro, estou, como cursista, participando de uma formação presencial”, destaca a professora Joana D’Arc Gonçalves Silva, da Escola Dom Bosco, de Aliança, Pernambuco.

Prêmios — Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos e docentes e para as escolas.

Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas públicas.

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ser feitas pela internet, na página Comunidade Virtual.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Livro didático: Professor pode consultar guia e avaliar obras para anos iniciais


Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental podem consultar a relação dos livros que vão adotar nas escolas da rede pública a partir do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2013, com resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pode ser consultado na internet e também terá a forma impressa, a ser distribuída nas escolas públicas.

O período de escolha dos livros será aberto em 15 de junho e se estenderá a 1º de julho próximos, exclusivamente pela internet. Serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do primeiro ao quinto ano. Entre elas, coleções de letramento e alfabetização e de alfabetização matemática (primeiro ao terceiro ano); de história, ciências e geografia (segundo ao quinto ano); de matemática e português e de história regional e geografia regional (quarto e quinto anos).

Com o guia, elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola.

Depois de avaliar os dados sobre os pedidos feitos pelas escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras. Em função da escala da compra, consegue preços inferiores aos de mercado. A previsão de compra é de 55 milhões de exemplares para atender 12 milhões de estudantes.

Os livros são impressos com material resistente, que permite o uso ao longo de três anos consecutivos, por mais de um estudante.  As obras consumíveis, de letramento e alfabetização e de alfabetização matemática são a exceção.

A versão eletrônica do guia está disponível na página do FNDE na internet.

Executivo renomeia membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Integrado


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Integrado e Sustentável (CDRI) foi renomeado pelo prefeito Raimundo Marcelino  Borges, "Novinho" e passa a ter a seguinte constituição:

ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS
Prefeitura Municipal - FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS presidente
Prefeitura Municipal - JAILMAR JARGAS DA SILVA RODRIGUES suplente
Sec. Mun. Agricultura - CLODOALDO CANDIDO DA SILVA membro
Sec. Mun. Agricultura - ELISAMA LEIA CANINDÉ suplente
Séc. Mun. Educação - MARIA DE FÁTIMA MELO membro
Séc. Mun. Educação - MARIA ZÉLIA DOS SANTOS MENEZES suplente
Emater - MOADY MAIKELL DA SILVA VIEIRA membro
Emater - GENILSON FAGUNDES DOS SANTOS suplente

ÓRGÃOS NÃO GOVERNAMENTAIS
Sintraf - GEOVANE DA MATA PAZ membro
Sintraf MARIA ZILDETE DA SILVA suplente
Fumac - ADEVALDO DA SILVA OLIVEIRA membro
Assoc. Mulheres Cerrocoraenses - ANA MARIA CANÁRIO DE BRITO suplente
Conselho Assoc. Comunitárias JOSÉ COELHO DA R. FILHO membro
Núcleo de Produtores Cooperados – LUIZ TITO DOS SANTOS suplente
Associação de Reforma Agrária - JEOVÁ TOMAZ DA SILVA membro
Assoc. de Ref. Agrária - JOSÉ ROBERTO DA SILVA suplente

15 anos da morte de Frei Damião



Os 15 anos da morte de Frei Damião de Bozzano estão sendo lembrada essa semana no Recife. As celebrações começaram na quinta-feira (24), no Convento de São Félix, no Pina, Zona Sul do Recife, com uma procissão pelas ruas do bairro. Este ano, o evento tem um significado especial: será comemorado o fim da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do frei, mais um passo para que ele se torne santo.
As celebrações seguem até o dia 31 de maio, com missas e sessões de louvor todos os dias. A fase diocesana do processo que santifica Frei Damião será encerrada em cerimônia no próximo dia 27, às 9h, no Convento de São Félix.
 A solenidade esta sendo comandado pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
A causa da beatificação e canonização foi oficialmente aberta há nove anos, no Vaticano.
"Para um candidato ser nomeado santo, é necessário passar por duas fases, a diocesana e a romana", explica frei Jociel Gomes, responsável pelo processo no Brasil. Frei Damião nasceu na Itália, mas, no início da década de 1930, veio para o Brasil. Desde então, dedicou a vida às missões, conquistando milhares de seguidores. O frade morreu aos 99 anos, no Recife.
A festa lembra também o centenário de Luiz Gonzaga com a participação do cantor Santana, que irá cantar a Ave Maria Sertaneja durante uma missa no domingo (27). Cerca de 580 policiais militares vão fazer a segurança das vias que dão acesso ao convento e uma equipe formada de enfermeiras ficará de plantão aferindo a pressão e medindo a glicose de quem precisar.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Poder Executivo renomeia comissão do PAR


A Comissão do  Plano de Ação Articulada (PAR) de Cerro Corá foi renomeada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges, e ficou assim constituída:

- Maria de Fátima Melo, secretária municipal de Educação

- Francisca Marisa da Silva Pinheiro, técnica da Secretaria Municipal de Educação
- Elio de Medeiros, diretores de escolas municipais
- Maria das Graças de Medeiros Oliveira, coordenação e supervisão escolar
- Francisca de Fátima Félix de Brito, quadro administrativo das escolas
- Maria Rita da Silva Rodrigues, conselhos escolares
- Rita de Cássia Galvão, conselheira municipal de Educação
- Raimunda Severiano da Silva, escolas rurais
- Carlos André Alves da Silva, escolas urbanas
- Crenilda Pereira de Araújo, coordenador do PAR

  Prefeito municipal de Cerro Corá nomeia 15 membros para o Conselho Municipal do Meio Ambiente

O prefeito Raimundo Marcelino Borges nomeou os 15 membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA).

Composição do Conselho de Meio Ambiente

- Câmara Municipal 
Evilásio  Bezerra

Secretarias Municipais
- Saúde
Francinelson Alves de Morais
- Transporte e Obras Públicas
Raimundo Soares de Brito
- Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Antonio Carlos Cabral de Araújo
- Educação, Cultura e Desporto
Elio de Medeiros
- Assessoria Jurídica
João Gustavo Coelho Guimarães

Órgãos estaduais
- Caern
Antonio da Silva
- Emater
Moady da Silva Vieira
- Idiarn
Marcos Rodrigues Alves Othon

Sociedade Civil
- Associações Comercial e Industrial
Luciana Márcia de Lira
- Aesc, entidade ambientalista
Arimaci Gomes da Silva
- Sindicato dos Professores
Maria da Glória da Silva Canário
- Guias e monitores ambientais
Ronivon Pereira de Araújo
- Sindicato Trabalhadores Agricultura Familiar
Maria Zildete da Silva

Repassados R$ 13 milhões para creches e quadras esportivas



 O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu aos municípios R$ 13.046.474,46 para a construção de escolas da educação infantil e para adequação de estruturas de quadras esportivas escolares, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os recursos já estão disponíveis nas contas dos beneficiados e os valores podem ser conferidos no sítio eletrônico www.fnde.gov.br/ liberação de recursos.
Do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), foram destinados R$ 9.221.929,21, enquanto que para adequação de quadras poliesportivas foram repassados R$ 3.824.545,25, alcançando a soma de R$ 13.046.474,46.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

2º CIRCUITO ESCOLAR DE XADREZ ACONTECE EM 1º DE JUNHO


Em 1º de junho de 2012 acontece mais uma etapa do 2º Circuito Escolar de Xadrez da Serra de Santana a partir das 07:30 horas no Ginásio José Julião Neto em Cerro Corá/RN. As inscrições deverão ser feitas até dia 27/05/2012.

CERRO CORÁ, RUMO AO SELO UNICEF!








Na última segunda-feira-feira, 21, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do município de Cerro Corá, Lidiane e a articuladora do Selo UNICEF - Professora Maria de Fátima Mélo, os mobilizadores dos temas: Tadeu, Edilson Oliveira e Ritinha , representantes da Comissão Pró-Selo UNICEF participaram da reunião para realizar o II Fórum Comunitário que acontecerá no dia 29 de maio, Cerro Corá. O evento contou com a presença da sociedade civil organizada, representante do poder Legislativo, religiosos, adolescentes, representantes de professores, sindicatos, pastoral da criança, Conselho Tutelar e outros segmentos. Na oportunidade, os participantes receberam informações relativas à preparação, do II Fórum Comunitário.

EQUIPE DO CAP DE CERRO CORÁ PROFERI PALESTRAS PARA AS FAMÍLIAS



A equipe do Centro de Atendimento Psicopedagógico de Cerro Corá CAP vem realizando intenso trabalho em prol de uma aprendizagem mais significativa, além de realizar o trabalho com as escolas, alunos se estende até as famílias. Hoje haverá palestras nas Escolas Municipais Sebastiana Alves Nôga e Belmira Viana, em ambas serão turno matutino: 8h e turno vespertino 14h. As palestras serão proferidas pelos profissionais do CAP: Graça, Maneto e Suele e tem como tema: A participação da Família na aprendizagem dos filhos, cujo objetivo enfocar a importância dos pais na escola, analisando a importância do trabalho conjunto família - escola no processo ensino aprendizagem!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Recomposição: Bolsas para pós-doutorado, doutorado e mestrado vão ser reajustadas em julho



A partir de 1º julho próximo, serão reajustadas as bolsas de mestrado e doutorado, pós-doutorado e de iniciação científica, tecnológica e à docência, oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa de mestrado passa para R$ 1.350, a de doutorado para R$ 2.000, a de pós-doutorado vai a R$ 3.700 e a de iniciação científica a R$ 400.

A Capes e o CNPq assumem o compromisso de fazer novo reajuste no início de 2013 para recomposição dos valores das bolsas. Como o reajuste não estava previsto no orçamento de 2012, esta primeira parte da recomposição somente foi possível pelo remanejamento interno do orçamento das agências.

A bolsa é um instrumento para viabilizar a execução de projetos científicos, tecnológicos e educacionais nas pesquisas e projetos apoiados pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na última avaliação trienal realizada pela Capes, registrou-se um crescimento de cerca de 20% no número de cursos de pós-graduação em relação à avaliação anterior. Hoje, são mais de 2.800 cursos de mestrado e 1.700 de doutorado.

Expansão – Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil bolsistas no país. Em 2011, foram concedidas 72.071 bolsas de pós-graduação e 30.006 no Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), num total de 102.077 bolsas. Já o CNPq, em todas as modalidades, no mesmo período, aumentou de 63 mil para cerca de 81 mil bolsas.

O último reajuste de bolsas de pós-graduação no país ocorreu em junho de 2008, quando as de mestrado passaram de R$ 940 para os atuais R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil. Entre 2004 e 2008, houve três aumentos, em que as bolsas obtiveram reajuste de 67% sobre os valores de 2002.

Assessoria de Imprensa da Capes
Palavras-chave: educação superior, bolsas, Capes

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cerro Corá celebra o dia 18 de maio dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente.


  Hoje, sexta-feira(18) é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

 Teremos a seguinte programação:
  •  16:00 h - caminhada saindo da praça Tomaz Pereira até a praça Walter Olimpio e contará com a participação de alunos das escolas do município, com panfletagem, pirulitos,bonecos humanos do selo UNICEF e faixas.  
  •  Música. 
  • Histórico do dia 18 de maio e como denunciar 
  • Apresentação lúdica do Peti

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONVITE

 
Convido vocês cursistas do Formação pela escola para participar da aula presencial do Módulo PTE- (Programa do Transporte Escolar) a ser realizada nesta sexta-feira dia 18/05/2012 a partir das 19:00 horas na Central dos Conselhos.
Não faltem sua presença será de fundamental importãncia.
Atenciosamente,
Elio de Medeiros Tutor Municipal do FPE.