terça-feira, 31 de maio de 2011

Cuncurso CONTADORES DE HISTÓRIAS

O Cuncurso CONTADORES DE HISTÓRIAS ENCANTADAS é aberto para os estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos podem participar em duas categorias: Histórias escritas e Histórias contadas. A participação é individual e cada aluno poderá enviar 01 (um) trabalho em cada categoria.
ENVIO DAS HISTÓRIAS
Categoria "Historias Escritas"
As histórias escritas poderão ser redigidas em computador ou manuscritas, acompanhadas ou não de ilustrações. Poderão enviadas pelo correio ou por e-mail junto com a ficha de inscrição preenchida.
Categoria "Histórias Contadas"
As histórias contadas deverão ser gravadas em áudio ou audiovisual e enviadas por e-mail(até 4MB) OU GRAVADAS EM CD ou DVD e enviadas pelo correio junto com a ficha de inscrição preenchida.
Todos os trabalhos deverão ter titulo e ser enviados pelos professores inscritos no projeto.
Prazo de entrega dos trabalhos.
Os trabalhos devarão ser enviados até o dia 12 de agosto de 2011.
Prêmios.
As trintas melhores histórias serão publicadas no livro"CONTADORES DE HISTÓRIAS ENCANTADAS E OUTRAS HISTÓRIAS", que será distribuido gratuitamente para escolas e bibliotecas de todo o Brasil. Todas as histórias farão parte da "Biblioteca Virtual de Histórias Encantadas e outras Histórias", que será publicado no site do projeto.
Como prêmio especial serão distribuidas câmaras digitais para 15 professores e 15 alunos ( 3+3 por região do país).
As 5 escolas dos alunos que estiverem no 1º lugar (uma em cada região do país) ganharão um Kit Multimídia(datashow,notebook e tela para projeção)
Os nomes de todas as escolas e professores participantes serão citados nos créditos do livro e da Biblioteca.
Para participar a inscrição deverá ser feita pelo site:www.historiasencantadas.com.br

Plano Nacional de Educação - PNE

O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020, foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

Universalização e ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis educacionais são metas mencionadas ao longo do projeto, bem como o incentivo à formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação em geral, avaliação e acompanhamento periódico e individualizado de todos os envolvidos na educação do país — estudantes, professores, profissionais, gestores e demais profissionais —, estímulo e expansão do estágio. O projeto estabelece ainda estratégias para alcançar a universalização do ensino de quatro a 17 anos, prevista na Emenda Constitucional nº 59 de 2009.

A expansão da oferta de matrículas gratuitas em entidades particulares de ensino e do financiamento estudantil também está contemplada, bem como o investimento na expansão e na reestruturação das redes físicas e em equipamentos educacionais — transporte, livros, laboratórios de informática, redes de internet de alta velocidade e novas tecnologias.

O projeto confere força de lei às aferições do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) — criado em 2007, no âmbito do PDE — para escolas, municípios, estados e país. Hoje, a média brasileira está em 4,6 nos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano). A meta é chegar a 6 (em uma escala até 10) em 2021. Outra norma prevista no projeto é confronto dos resultados do Ideb com a média dos resultados em matemática, leitura e ciências obtidos nas provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Em 2009, a média foi de 395 pontos. A expectativa é chegar a 473 em 2021.

O novo plano dá relevo à elaboração de currículos básicos e avançados em todos os níveis de ensino e à diversificação de conteúdos curriculares e prevê a correção de fluxo e o combate à defasagem idade-série. São estabelecidas metas claras para o aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população.

Entre outras propostas mencionadas no texto estão a busca ativa de pessoas em idade escolar que não estejam matriculadas em instituição de ensino e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários de programas de transferência de renda e do programa de prestação continuada (BPC) destinado a pessoas com deficiência. O documento determina a ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015.

Plano de Ações Articuladas (PAR)


O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professor de 28 anos que dava aulas em 4 escolas morreu vítima de infarto fulminante em Parelhas


Jovem professor foi sepultado na tarde deste domingo (22) - Foto: Wanderley Filho

A educação de Parelhas está de luto com a morte prematura do professor Alexandre Breno Salvino dos Santos, de apenas 28 anos. Conhecido como Lili de Boró, ele ensinava matemática e atualmente trabalhava em quatro colégios e dois cursinhos. De acordo com informações da TV Seridó, Lili morreu vítima de infarto na madrugada deste domingo. O pai tentou socorrê-lo, mas morreu antes de chegar ao hospital. Além de professor, Lili também era presidente do PMDB de Parelhas. Nas eleições de 2008 concorreu ao cargo de vereador e ficou como suplente.

Lili também era filho da professora Eva, atual diretora da Escola Municipal Arnaldo Arsênio. Muita gente compareceu ao velório e sepultamento. Eram colegas de trabalhos e alunos, os quais prestaram muitas homenagens. Durante a cerimônia o prefeito Francisco discursou e falou sobre a importância que Lili teve na educação e na política do município. O vice-prefeito Zezinho Dantas também falou, em nome do PMDB. Em Parelhas e Acari foi decretado luto oficial, já que Lili ensinava nas duas cidades.


A morte do professor coloca em pauta, novamente, a discussão sobre excessiva carga de trabalho que os professores do Brasil são obrigados a se submeter, para complementar o salário. Lili trabalhava em 4 escolas e 2 cursinhos.

Reportagem TV Seridó. Via Eduardo Silva

Professora Amanda Gurgel fala sobre a educação do Brasil no Programa Domingão do Faustão


Amanda Gurgel chamou a atenção na Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A professora fez um discurso indignado, apontando os principais problemas de educação do país, os baixos salários dos professores e a falta de estrutura das escolas públicas.

Ela participou do Domingão do Faustão (foto: reprodução), na Rede Globo, para continuar sua luta pela melhoria no ensino do país e por condições mais dignas para os professores. “Eu acredito que faz parte do processo educacional ensinar a luta pelos seus direitos. Eu ensino meus alunos a lutarem, portanto eu tenho que ser a primeira”, afirmou Amanda.

Ainda sobre as condições salariais, a professora foi direta: “O salário de um deputado só é suficiente para pagar o de 30 professores.” Em uma enquete realizada em todo país, 98% concorda com o discurso da professora.


SORTEIO EM BENEFICIO DA CRIANÇA JOÃO MARCOS

Estamos realizando um sorteio em beneficio do menino João Marcos que é uma criança imperativa e está necessitando de realizar uma Ressonância Magnética que custa R$ 1.000,00(hum mil reais) para que a partir do resultado desse exame o médico possa receitar os medicamentos. Então pedimos que quem quizer pode ajudar comprando o sorteio de um carneiro no valor de 2,00(dois reias). pode adquirir o sorteio com a mãe da criança Claúdia Medeiros, o pai Raimundo Soares, com os tios Elio medeiros e sua esposa Raimunda, Eliene Medeiros, Ana Rubia, Sueli Medeiros, Chico moto-taxista, com seu avô Alonço Evaristo e os amigos Walfredo Luciano e sua esposa Aparecida, com a vereadora Graça, com a professora Ana Canário e com as supervisoras pedagogicas do Centro Rural Valdenora, Lucinha de Marlon e Nildinha.
desde já agradecemos a sua colaboração.

domingo, 22 de maio de 2011

APROVADO PROJETO DE LEI N° 003/11 DE AUTORIA DA VEREADORA GRAÇA QUE DENOMINA A BIBLIOTECA DO CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL


Foi aprovado na última sexta-feira o PROJETO DE LEI Nº 003/11 – Legislativo de autoria da vereadora Maria das Graças de Medeiros que denomina a Biblioteca Municipal do Centro Municipal de Ensino Rural, onde homenageia a saudosa professora Cicera Medeiros. A referida biblioteca passa a chama-se Biblioteca do Centro Municipal de Ensino Rural Professora Cicera Evaristo de Medeiros.
Queremos em nome da família e amigos agradecer em primeiro lugar a Helena Macedo represente do livro Didático da Secretaria Municipal de Educação de Cerro Corá que reconheceu à necessidade da Biblioteca ter um nome e sugeriu o nome da professora Cicera Medeiros, a vereadora Graça pela iniciativa de colocar esse projeto de lei demonstrando o reconhecimento de uma pessoa que tanto contribuiu com a educação deste município como também aos demais vereadores que votaram favorável ao projeto estando de acordo com a homenagem.
Foi uma homenagem merecida, pois a professora Cicera Medeiros foi uma excelente educadora e desta forma contribuiu com a aprendizagem de pessoas de diferentes idades: crianças, jovens e adultos. Sendo uma das primeiras professoras do Centro Municipal de Ensino Rural.


sábado, 21 de maio de 2011

ENCERAMENTO DE DISCIPLINA



Hoje dia 21/05/11 aconteceu o fechamento da disciplina Linguagens literárias e Musicais do curso de pós-graduação em Fundamentos Epistemológicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Faculdade Vale do Jaguaribe- FVJ/Aracati/CE, turma em Cerro Corá - RN.

Professora: Dicla Naate.

Com os estudos dos conteúdos desta disciplina pode- se perceber a importância de se introduzir os mais variados gêneros literários em sala de e desta forma incentivar os alunos por esses tipos de textos, despertando-nos mesmos o interesse pela leitura, escrita e a oralidade.

O Processo de Produção Literária: Lendas, Contos, Fábulas, Poesias e Musicas.

FÁBULAS

Narrativa alegórica de uma situação vivida por animais, que referencia uma situação humana e tem por objetivo transmitir moralidade. A proposta principal da fábula é a fusão de dois elementos: o lúdico e o pedagógico. As histórias, ao mesmo tempo em que distraem o leitor, apresentam as virtudes e os defeitos humanos através de animais.

Leão - poder real

Lobo - dominação do mais forte

Raposa - astúcia e esperteza

Cordeiro - ingenuidade

CONTOS

Por lidarem com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana, é que os contos são importantes. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, a carência (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro.

LENDAS

É uma forma de narrativa cujo argumento é tirado da tradição. Relato de acontecimentos, onde o maravilhoso e o imaginário superam o histórico e o verdadeiro. Demonstra o pensamento do homem dominado pela força do desconhecido. O folclore brasileiro é rico em lendas regionais. Destacam-se entre as lendas brasileiras os seguintes títulos: "Boitatá", "Boto cor-de-rosa", "Caipora ou Curupira", "Iara", "Lobisomem", "Mula-sem-cabeça", "Negrinho do Pastoreio", "Saci Pererê" e "Vitória Régia".

P0ESIAS

O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.

MUSICA

A Importância da Música no Ensino Fundamental

Os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falado Meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. A música favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Ouvir música não deve ser uma atividade imposta e sim realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de forma natural Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com frequência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. Deve-se oferecer à criança um leque variado de experiências musicais para que ela perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos (trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva)