sábado, 21 de maio de 2011

ENCERAMENTO DE DISCIPLINA



Hoje dia 21/05/11 aconteceu o fechamento da disciplina Linguagens literárias e Musicais do curso de pós-graduação em Fundamentos Epistemológicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Faculdade Vale do Jaguaribe- FVJ/Aracati/CE, turma em Cerro Corá - RN.

Professora: Dicla Naate.

Com os estudos dos conteúdos desta disciplina pode- se perceber a importância de se introduzir os mais variados gêneros literários em sala de e desta forma incentivar os alunos por esses tipos de textos, despertando-nos mesmos o interesse pela leitura, escrita e a oralidade.

O Processo de Produção Literária: Lendas, Contos, Fábulas, Poesias e Musicas.

FÁBULAS

Narrativa alegórica de uma situação vivida por animais, que referencia uma situação humana e tem por objetivo transmitir moralidade. A proposta principal da fábula é a fusão de dois elementos: o lúdico e o pedagógico. As histórias, ao mesmo tempo em que distraem o leitor, apresentam as virtudes e os defeitos humanos através de animais.

Leão - poder real

Lobo - dominação do mais forte

Raposa - astúcia e esperteza

Cordeiro - ingenuidade

CONTOS

Por lidarem com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana, é que os contos são importantes. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, a carência (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro.

LENDAS

É uma forma de narrativa cujo argumento é tirado da tradição. Relato de acontecimentos, onde o maravilhoso e o imaginário superam o histórico e o verdadeiro. Demonstra o pensamento do homem dominado pela força do desconhecido. O folclore brasileiro é rico em lendas regionais. Destacam-se entre as lendas brasileiras os seguintes títulos: "Boitatá", "Boto cor-de-rosa", "Caipora ou Curupira", "Iara", "Lobisomem", "Mula-sem-cabeça", "Negrinho do Pastoreio", "Saci Pererê" e "Vitória Régia".

P0ESIAS

O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.

MUSICA

A Importância da Música no Ensino Fundamental

Os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falado Meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. A música favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Ouvir música não deve ser uma atividade imposta e sim realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de forma natural Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com frequência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. Deve-se oferecer à criança um leque variado de experiências musicais para que ela perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos (trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva)

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