sexta-feira, 11 de março de 2016

FNDE orienta gestores de educação maranhense


FNDE orienta gestores de educação maranhenses
Cerca de 400 prefeitos, secretários de educação, gestores e técnicos de diversos municípios do Maranhão lotaram o auditório do hotel Rio Poty em São Luís (MA) nesta segunda-feira, 7, para ouvir esclarecimentos a respeito dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao longo do dia, os participantes do 41º FNDE Soluções Locais ouviram palestras sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e sobre prestação de contas, além de receberem atendimento institucional individualizado para tirar dúvidas e sanar pendências.
A abertura do evento teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do presidente do FNDE, Idilvan Alencar, e do governador do Maranhão, Flávio Dino. “Tudo o que pudermos fazer para ajudar as prefeituras a resolver seus problemas na educação local, nós vamos fazer, especialmente no que se refere a destravar obras paralisadas, como de creches. Nosso principal objetivo neste ano é colocar mais crianças na educação infantil”, ressaltou o ministro.
Para o presidente do FNDE, a aproximação do governo federal com os municípios é fundamental para garantir a efetividade das ações educacionais. “Nossa intenção é estar sempre presente para auxiliar com o que for necessário. Por exemplo, se observarmos que alguma prefeitura não iniciou o PAR, nós vamos até lá, vamos atrás de quem estiver com dificuldades no preenchimento do plano, justamente por entender que essa é a principal ação de planejamento na educação para os próximos quatro anos”, disse.
Na tarde desta segunda, Alencar reuniu-se, ainda, com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime-MA) para prestar orientações. A equipe técnica do FNDE seguirá com os atendimentos presenciais aos municípios maranhenses nesta terça-feira, 8. Desde março do ano passado, já foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos em 25 estados de todas as regiões brasileiras, por meio do FNDE Soluções Locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário