Começou nesta sexta-feira, 28, o prazo para a escolha dos livros
didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino
fundamental (1º ao 5º ano) a partir do próximo ano letivo. Professores,
diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino têm
até o dia 8 de setembro para indicar as obras mais adequadas ao projeto
pedagógico de cada escola no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para auxiliar na escolha, o FNDE disponibilizou, em seu portal eletrônico, o Guia de Livros Didáticos 2016,
que contem resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com o guia em mãos,
docentes e demais servidores envolvidos no processo podem conhecer
melhor os livros disponíveis e selecionar os mais adequados ao método de
ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e
formalizar a escolha.
Nesta edição do PNLD, serão selecionadas obras didáticas de todos os
componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao
5º ano): letramento e alfabetização linguística, alfabetização
matemática e ciências humanas e da natureza (1º ao 3º ano); ciências,
história e geografia (2º e 3º ano); língua portuguesa, matemática,
ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (4º
ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano
do ensino fundamental.
Segundo a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Sonia
Schwartz, todo o corpo docente de cada unidade de ensino deve participar
dos debates e da escolha do livro didático. “A própria escola e a
secretaria de educação precisam garantir essa efetiva participação dos
professores”, afirma.
Novidades – O PNLD 2016 apresenta duas novidades em
relação a edições anteriores. Esta será a primeira vez que estudantes
dos anos iniciais do ensino fundamental receberão livros de arte – no
PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa
disciplina. Fora isso, os professores terão duas opções com relação aos
componentes de ciências, história e geografia. Podem optar por obras
específicas de cada uma dessas disciplinas ou escolher a coleção
integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba todos os
componentes.
Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada
disciplina, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição
dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª
opção.
Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta
manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste
componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e
deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se
gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer
obra.
Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar
opção em nenhum momento, será encaminhado, compulsoriamente, um dos
títulos aprovados para o PNLD 2016 de cada componente curricular.
Negociação – Após trabalhar os dados sobre os
pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a
aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra,
consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado. A previsão é de
comprar cerca de 50 milhões de exemplares em benefício de 10,4 milhões
de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
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