
Começou nesta sexta-feira, 28, o prazo para a escolha dos livros 
didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino 
fundamental (1º ao 5º ano) a partir do próximo ano letivo. Professores, 
diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino têm 
até o dia 8 de setembro para indicar as obras mais adequadas ao projeto 
pedagógico de cada escola no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para auxiliar na escolha, o FNDE disponibilizou, em seu portal eletrônico, o Guia de Livros Didáticos 2016,
 que contem resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para o
 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com o guia em mãos, 
docentes e demais servidores envolvidos no processo podem conhecer 
melhor os livros disponíveis e selecionar os mais adequados ao método de
 ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e 
formalizar a escolha.
Nesta edição do PNLD, serão selecionadas obras didáticas de todos os 
componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 
5º ano): letramento e alfabetização linguística, alfabetização 
matemática e ciências humanas e da natureza (1º ao 3º ano); ciências, 
história e geografia (2º e 3º ano); língua portuguesa, matemática, 
ciências humanas e da natureza, história, geografia, ciências e arte (4º
 ao 5º ano), além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano 
do ensino fundamental.
Segundo a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Sonia 
Schwartz, todo o corpo docente de cada unidade de ensino deve participar
 dos debates e da escolha do livro didático. “A própria escola e a 
secretaria de educação precisam garantir essa efetiva participação dos 
professores”, afirma.
Novidades – O PNLD 2016 apresenta duas novidades em 
relação a edições anteriores. Esta será a primeira vez que estudantes 
dos anos iniciais do ensino fundamental receberão livros de arte – no 
PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa
 disciplina. Fora isso, os professores terão duas opções com relação aos
 componentes de ciências, história e geografia. Podem optar por obras 
específicas de cada uma dessas disciplinas ou escolher a coleção 
integrada de ciências humanas e da natureza, que engloba todos os 
componentes.
Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de cada 
disciplina, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição 
dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª 
opção.
Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta 
manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste 
componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e 
deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se 
gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer 
obra.
Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar 
opção em nenhum momento, será encaminhado, compulsoriamente, um dos 
títulos aprovados para o PNLD 2016 de cada componente curricular.
Negociação – Após trabalhar os dados sobre os 
pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a 
aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, 
consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado. A previsão é de 
comprar cerca de 50 milhões de exemplares em benefício de 10,4 milhões 
de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
 
 
 
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