O PDDE Campo consiste no repasse financeiro para escolas do campo com até 50 alunos em turmas organizadas sob a forma de multisseriação, para contratação de mão-de-obra e outras despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos em suas instalações, bem como aquisição de mobiliário escolar e outras ações de apoio com vistas à propiciar a professores e estudantes um ambiente escolar mais seguro e adequado ao aprendizado escolar e à socialização.
Objetivo:
Promover ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas das redes municipal e estadual que possuam alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental em classes multisseriadas localizadas no campo.
Data de início: 2010
Instrumento legal que o instituiu: Resolução nº 03/CD/FNDE, de 01/04/2010, republicada no dia 16/04/2010.
Participação e controle social:
A utilização dos recursos deve ser realizada a partir da definição da comunidade escolar: professores e outros profissionais da escola, alunos, pais de alunos e moradores da comunidade a que a escola pertence, em reuniões específicas para decidir sobre as ações prioritárias a serem realizadas. Esta decisão deve constar em ata devidamente lavrada e assinada pelos presentes e as metas definidas vão formar o Plano de Ação.
Modelo de gestão (inclusive intersetorialidade e relações federativas):
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC) é responsável pela seleção das escolas aptas a receber os recursos a partir da análise dos Planos de Ação encaminhados e da análise dos indicadores das escolas do campo no Censo Escolar. O FNDE é o órgão responsável pelas operações de repasse de recurso e análise das prestações de contas encaminhadas pelas prefeituras municipais e Uex – unidades executoras, responsável pela execução e acompanhamento das obras.
Por que foi criado:
Esta iniciativa justifica-se em virtude de grande parte das escolas com classes multisseriadas realizarem suas atividades em prédios muito pequenos e inadequados em termos de ventilação, iluminação, cobertura e piso. Mais do que isso, é comum que estes estabelecimentos de ensino encontrem-se em más condições de conservação, com goteiras, remendos e consertos realizados de forma improvisada. Esta situação causa risco a estudantes e professores.
A maioria das escolas com classes multisseriadas possui apenas uma sala de aula, onde se realizam tanto as atividades pedagógicas quanto as demais atividades envolvendo os sujeitos da escola e da comunidade, carecendo de outros espaços como: refeitórios, banheiros, local para armazenar a merenda.
Outra questão de muita gravidade diz respeito à frequente situação de inadequação do mobiliário escolar. A utilização de mobiliário inadequado pode oferecer riscos à segurança e à saúde das crianças e dos professores, ao passo que as condições de precariedade representam desestímulo para toda a comunidade escolar.
Descrição dos resultados alcançados:
Em 2009 foram realizadas experiências-piloto. Buscou-se desta forma, antever e sanar as questões que poderiam interferir o bom andamento ou mesmo impedir a realização das ações em maior escala aventadas para 2010. No Projeto-Piloto de 2009, foram beneficiadas 22 escolas distribuídas em três municípios: 10 escolas em Nova Venécia/ES, 10 em São Mateus/ES e 02 em Quatipuru/PA.
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