segunda-feira, 11 de julho de 2011

TV Escola


Programas sobre diversos temas são distribuídos a 65 mil escolas

O DVD Escola contribui para a formação dos professores da educação básica e enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem (foto: Júlio Paes)










Mais de 65 mil escolas públicas e secretarias de educação estaduais e municipais, além de núcleos de tecnologia educacional (NTEs), recebem acervos de audiovisual do programa DVD Escola. As mídias distribuídas somam cerca de 300 horas de programas e séries da TV Escola sobre as diversas áreas do conhecimento.

Unidades de ensino públicas ainda não atendidas pela TV Escola têm preferência na distribuição do material. Além de democratizar o acesso ao conteúdo exibido pela TV Escola, o programa promove atualização tecnológica e integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é assegurar a universalização, o elevado padrão de qualidade e a equidade da educação básica no país.

O DVD Escola objetiva ainda contribuir com a formação dos professores e o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. Desenvolvido atualmente pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o programa proporciona um trabalho pedagógico voltado para o uso de linguagens diferentes da escrita, em geral mais ensinada nas escolas.

Títulos – A série Bits e bytes – que mundo é esse? destaca-se por revelar um pouco da história por trás do computador e mostrar como funcionam as suas principais partes. Explica também as diferenças entre digital e analógico e trata da importância da boa organização dos arquivos. Trata ainda das redes de computador e Internet: a história, o funcionamento e a utilidade.

Em sua quinta edição, o programa é composto por 50 títulos de DVD, que reúnem programas e séries tais como Filósofos e a educação; Grandes educadores; Pequenas histórias; Morte e vida severina (em desenho animado); Matemática em toda parte; Sua escola, nossa escola; Geração Saúde; Silêncio das inocentes; Entre a luz e a sombra; Coleção portal do professor e parceiros; Caminhos da escola; Bits e bytes – que mundo é esse?; Informática e educação; Anos iniciais do ensino fundamental; Educação ao longo da vida; Juventude e escolarização: os sentidos do ensino médio; Educar na biodiversidade, e Linguagem teatral e práticas pedagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário