VEREADORA GRAÇA APRESENTA PROJETO DE LEI NA CÂMARA MUNICIPAL PARA DENOMINAR O NOME DA BIBLIOTECA DO CENTRO RURAl
Estado do Rio Grande do Norte
Câmara Municipal de Cerro Corá
Praça Tomaz Pereira, nº 11, Bairro Centro, Cerro Corá/RN
CNPJ (MF) 08.386.716/0001-80
PROJETO DE LEI Nº 003/11 – Legislativo.
EMENTA: Denomina nome de Professora Cícera Evaristo de Medeiros a biblioteca Municipal do Centro Municipal de Ensino Rural Julita Constância de Assis em nosso Município e dá outras providências.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CERRO CORÁ, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições e de conformidade com as disposições da Lei Orgânica Municipal,
FAÇO SABER, que a Câmara Municipal aprovou e Eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica denominada da professora Cícera Evaristo de Medeiros a biblioteca Municipal do Centro Municipal de Ensino Rural Julita Constância de Assis localizado a Rua Gracindo Deitado, 258 - Centro Cerro Corá RN.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se se as disposições em Contrário.
Câmara Municipal de Cerro Corá RN, em 12 de maio de 2011.
Maria das Graças de Medeiros Oliveira
LEIA A BIOGRAFIA DE NOSSA HOMENAGEADA
BIOGRAFIA DE CICERA MEDEIROS
Cicera Evaristo de Medeiros nasceu no dia 27 de junho de 1941 sendo a primeira filha dos cinco (05) filhos dois (02) homens e três (03) mulheres do casal Severino Evaristo de Medeiros e de Doralice Mauricio da Rocha. A mesma morou e foi criada no Sitio Condessa na zona rural deste município de Cerro Corá RN até os vinte e três (23) anos de idade e desde cedo teve que trabalhar na roça para ajudar seu pai no sustento e criação de seus irmãos, mas sempre manifestou o desejo em aprender a ler e escrever e seu pai só a deixou estudar com a condição de saber conciliar o trabalho na roça com o estudo e assim conseguiu muito cedo se tornar professora ao concluir a antiga 4ª série ficou alguns anos sem estudar porque na época não havia transporte escolar e não tinha condições de se deslocar para a cidade para continuar seus estudos. No ano de 1956 quando tinha apenas 15 anos foi convidado por um senhor conhecido como Zeca Teixeira que tinha amizade pessoal com o prefeito da época o Cel. Severino Bezerra para ensinar o programa de alfabetização de jovens e adultos o antigo “Mobral” que iria funcionar na residência do mesmo no Sitio Serra Preta onde trabalhou com esse programa durante três anos.
Então depois de ter adquirido experiência e realizado um excelente trabalho durante o período de 1956 a 1958 no Mobral no ano de 1959 foi convidada pelo então prefeito na época Servulo Pereira para lecionar desta vez numa turma do antigo Ensino primário e atual Ensino Fundamental séries iniciais com uma turma multisseriada de 1ª a 4ª série na Escola Municipal Cel. Severino Bezerra onde trabalhou com múltiplas funções sendo professora e ASG ao mesmo tempo.
No ano de 1961 aos 20 anos de idade casa-se com Alonço Evaristo de Medeiros ficando morando na casa seus pais, por não terem ainda uma casa para morar e após três anos passa a fixar residência no Sitio Várzea dos Evaristos quando seu marido consegue finalmente construir sua casa e deste enlace matrimonial tiveram e criaram seis (06) filhos sendo dois (02) homens e quatro (04) mulheres desses nasceram um casal de gêmeos os quais de acordo com as condições financeiras do casal foram criados e bem educados tanto no âmbito familiar como pais quanto na escola na qualidade de professora dando-lhes muito amor, carinho, atenção e dedicação. Do ano de 1959 a 1979 trabalhou com contrato prestação de serviço quando em 1980 o Prefeito João Batista de Melo Filho assinou sua carteira passando a partir dequele ano ser funcionaria efetiva deste município.
No ano de 1980 ela se escreve no curso de formação para professores leigos o LOGOS II e passa quatro (04) anos caminhando uma vez por semana 12 quilômetros da comunidade onde morava até a cidade e mesmo diante de todas essas dificuldades persistiu e em 1984 concluiu o antigo 2° grau. Em sua carreira profissional lecionou em duas unidades escolares do Centro Rural na E.M. Cel. Severino bezerra (1959 a 1973 e 1992 a 1993). E na E.M. Nenzinha Macedo (1974 a 1990). Quando se aposentou aos trinta e um (31) anos de prestação de serviço na educação deste município e ainda pelo amor e dedicação que sempre teve a sua profissão após se aposentar ainda lecionou três anos na E.M. Cel. Severino Bezerra.
Além de lecionar se dedicou também a outras atividades voluntarias como grupo de mães ajudando-as a bordar o enxoval de seus bebes, pois foi uma ótima bordadeira tinha habilidades em diversos pontos do bordado, foi catequista e dirigente de grupo de jovens, alem de ser uma excelente rezadeira de novenas enfim foi uma pessoa que sempre praticou o bem sem olhar a quem e soube criar seus filhos dentro da moral e dos bons costumes tornando-se bons cidadãos e pessoas de bem e ainda dois desses filhos os gêmeos herdaram sua profissão e são professores formados em pedagogia e cursando especialização. A mesma dedicou grande parte de sua vida a educação de crianças jovens, adultos e pessoas de diferentes idades conquistando em sua trajetória a admiração, a amizade, o respeito e o carinho de todos com quem viveu e conviveu.
No dia 07 de setembro de 2009 por uma fatalidade da vida morre aos 68 anos deixando eternas saudades a seus familiares amigos. Ao falecer deixou oito (08) netos sendo seis (06) homens e (02) mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário