sábado, 30 de abril de 2011

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FVJ DA INICIO DE MAIS UMA DISCIPLINA

Inicio de mais uma disciplina, dessa vez a de linguagens literárias e musicais, lecionada pela professora DICLA. A disciplina mostra os grandes valores da linguagem na literatura infantil, a linguagem, a forma como são feitas as leituras para desperpertar o interesse, a imaginação da criança em fim viajar nas historias contadas, foram alguns dos assuntos discutidos nessa primeira aula.
Turma de pós-graduação em Fundamentos Epistêmologicos da Educação Infantil e Fundamental do municipio de Cerro Corá continuam suas atividades.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

OTIMA NOTICIA AOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO

Teremos pagamento a partir de hoge sexta feira dia 29/04 para todos os funcionários.

CONVITE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

CERRO CORÁ RN

AOS DIRETORES, SUPERVISORES E COORDENADORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Estamos convidando a referida equipe das escolas municipais para uma reunia quinta-feira, dia 12 de maio de 2011, na Secretaria Municipal de educação, às 14h. nesta reunião trataremos de assunto relacionados ao desempenho dos alunos, sobre a equipe da secretaria municipal de educação, entre outros.

Contamos com sua valiosa presença.

Atenciosamente

Maria de Fátima Melo

Secretária Municipal de Educação

Crenilda Pereira da Silva

Coordenadora de Projetos Especiais

Equipe Pedagógica da SEMED

OBS. Lembramos aos diretores que os dados referentes ao desempenho dos alunos em 2010, deverão ser entregues até o dia 06 de Maio. Contamos com sua colaboração e compromisso.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

COORDENADORA ESTADUAL DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA VISITA UNIDADES ESCOLARES DO CENTRO RURAL

A coordenadora estadual do programa Escola Ativa Conceição Fonceca esteve nesta terça-feira dia 26 junto ao diretor do Centro Municipal de Ensino Rural Elio de Medeiros e a professora multiplicadora no municipio de Cerro Corá Raimunda Severiano realizando visitas nas unidades escolares Cel. Rubéns, Agnaldo Dantas, São Jorge e Presidente Medice para avaliação quanto a aplicação da metodologia do referido programa no municipio de Cerro Corá.
Alunos da Escola mun. Cel. Rubens representantes do comitê de recepção, recpcionando os visitantes com uma música.
Alunos realizando atividades com as professoras Sueni e Josefa.
Alunos da Escola Municipal Agnaldo Dantas aprensetando os elementos do Programa Escola Ativa a coordenadora estadual do programa Conceição Fonceca.
Alunas da referida escola representantes do comitê de teatro fazendo a apresentação teatral " Aracatu" resgatando a cultura indigena.
Alunos da Escola Municipal São Jorge recepcionando as visitas com uma musica.
Coodenadora estadual do P.E.A. e a professora Dorinha questionando com os alunos a cerca dos elementos do P.A.
Alunos da Escola Municipal Presidente Medice turma da professora Edione representates do comitê de recepção, recepcionando os visitantes.
Aluna explicando como funciona a árvore do compromisso.
Recepção dos alunos da turma da professora Neide e na foto abaixo a coordenadora estadual do P.A Conceição questionando com os alunos sobre o desenvolvimento da metodologia do P.A. .

domingo, 24 de abril de 2011

NOSSOS SENTIMENTOS

Manifestamos os sentimentos de pesares a familia da professora Ana Maria Canário de Brito pelo falecimento de sua avó dona Francisca ocorrido neste domingo.
viemos por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela perda recente de sua querida avó.

Quero que saiba que estamos aqui para ajudá-la no que for necessário.

Que Deus ilumine e console a vida de vocês neste momento tão dificil!



PÁSCOA É...


"Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte."

"Páscoa é dizer 'sim' ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade."

"Páscoa é tão somente o recomeço, onde estará em alta a certeza de um futuro repleto de realizações, esperando que o amor inunde o coração dos Homens."


“Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. Jesus morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da vida.”

“Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.”


Feliz páscoa a todos vocês.

HISTÓRIA DA PÁSCOA


Páscoa

"Páscoa" vem do hebreu Pessach, que significa "passagem", festa celebrada há mais de dois mil anos, para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, depois de trezentos anos de escravidão.

Para os cristãos, essa é a mais importante das datas cristãs. É comemorada em todas as partes do mundo e simboliza alegria, recomeço, nova vida e sentido do sacrifício, em razão de outra passagem: a ressurreição de Jesus Cristo.

Muitos costumes ligados ao período pascal vêm da celebração da Páscoa judaica, em que o sacrifício do cordeiro era um prognóstico do sacrifício de Cristo na cruz.

Os símbolos da Páscoa no mundo são: o cordeiro (representa o sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo); as luzes, velas e fogueiras (significam a chama da luz e da esperança); os ovos (simbolizam o nascimento, a nova vida que retorna à natureza, visto que a existência de muitos animais tem sua origem no ovo); os coelhos (representam o nascimento e a nova vida, em razão de sua fertilidade, pois são animais que se reproduzem rapidamente e em grande escala).

Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. A tradição de oferecer ovos veio da China. Séculos atrás os orientais se preocupavam em envolver os ovos naturais em cascas de cebola, cozinhando-os com beterraba. Quando retirados da água quente, apresentavam desenhos nas cascas.

O costume de presentear ovos chegou ao Egito e à Pérsia. As pessoas passaram a tingir ovos com alegres cores, presenteando-os aos amigos na Festa da Primavera. Os persas acreditavam que a Terra havia saído de um ovo gigante. Para os egípcios, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Existem algumas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. A hipótese mais provável é a que se refere à indústria de chocolate, iniciada pelo holandês Van Houtem, em 1828.

Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram o hábito de comemorar a Páscoa como lembrança da ressurreição. No século XVIII, a Igreja o adotou, oficialmente, visto ser Cristo o cordeiro pascal.

FELIZ PASCOA PARA TODOS.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MEC libera recursos para levar água potável a escolas rurais


De acordo com o Censo Escolar de 2010, 838 escolas das áreas rurais do país declararam não ter acesso a água potável. Este ano, o orçamento do Ministério da Educação prevê a destinação de R$ 11,6 milhões, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), à resolução do problema. A meta é atender 388 unidades de ensino, que receberão R$ 30 mil cada uma. O dinheiro servirá para a abertura de poços e cisternas, canalização, instalação de caixas d’água e, em último caso, o abastecimento com caminhões-pipa.

As normas e pré-requisitos para o recebimento dos recursos serão regulamentados em resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a ser publicada nos próximos 30 dias.

Desde o ano passado, parte do PDDE é reservada ao abastecimento de água potável das escolas do campo. Com a iniciativa — PDDE Água na Escola —, foram atendidas 146 escolas em 2010. “Não é preciso projeto; a transferência dos recursos é direta e cai na conta das escolas”, disse o coordenador-geral de educação do campo do MEC, Antônio Lídio. “A intenção é solucionar o problema rapidamente.”

Para receber os recursos, a escola deve ter declarado, no Censo Escolar de 2010, que não tem abastecimento de água potável. Além disso, deve ter sede em terreno público, unidade executora própria e atender até 50 estudantes. Estarão impedidas de receber os recursos em 2011 aquelas que já receberam em 2010.

A estimativa do MEC é levar água a todas as escolas do campo nos próximos anos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

UNIDADES ESCOLARES DO CEMER DESENVOLVEM PROJETO PEDADAGOGICO "CERRO CORÁ PELA VIDA." UNIDOS CONTRA A DENGUE.

CERRO CORÁ PELA VIDA: Unidos Contra Dengue

SUBTEMA: A prevenção é a melhor solução

JUSTIFICATIVA

Busca e coletar de informações por meios de atitudes favoráveis e desfavoráveis a saúde que são construídas desde a infância pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência. A escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida saudável. Assim sendo faz necessário a elaboração execução de um projeto de prevenção e erradicação da dengue em nosso município,contando com o apoio de toda população.

OBJERIVO GERAL

Conhecer sobre os cuidados que se deve ter, para evitar o crescimento do foco – mosquito da dengue dentro e fora da comunidade escolar no sentido , de conscientizar sobre a importância de prevenir adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida em sua coletividade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

. Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para combate do mosquito da dengue;

. Identificar o mosquito com transmissor da dengue ;

. Conhecer as formas de prevenção;

. Sensibilizar os pais dos alunos sobre a prevenção e divulgação do sintomas da dengue .

METODOLOGIA

. Origem do mosquito Aedes Aegypti;

. Construir gráficos no sentido de comparar as ocorrências desde ano em relação ao anterior;

. Produzir parodia com relação ao tema;

. Apresentações teatrais;

. Desenhos, pinturas, recortes e colagem;

. Textos informativos ( panfletos ,pesquisas na internet)

. Entrevistas palestras;

. Confecção de cartazes;

. Dramatização;

. Produção textual;

. Musica;

. Dia da coleta ( mobilização dentro e fora da escola);

. Contabilizar casos na comunidade (visinhos mais próximos);

. Confecção de mascara;

. Distribuição de panfletos ( produzidos pelos alunos).

AVALIAÇÃO

Se processara de forma continua observando a participação e o envolvimento do aluno nas atividades propostas que será registrada através de relatos, produção de texto , aula de campo entre outros.

CULMINANCIA

Será realizada através de exposições dos trabalhos feito pelos alunos como: panfletos , apresentações teatrais,palestras com agentes de saúde e endemias para a comunidades local.


OFICIO PARA A SECRETARIA DE OBRAS

CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO RURAL

JULITA CONSTÂNCIA DE ASSIS

CERRO CORÁ – RN

Email: cemer@cerrocora.rn.gov.br

Ofício Nº 005/2011

Cerro Corá – RN, 19 de abril de 2011.

Sr. Secretário:

Pelo presente estamos solicitando com a máxima urgência a conclusão dos serviços das escolas abaixo relacionados.

Escola Municipal São Jorge > colocar a fiação de uma tomada tri polar para computador;

Escola Municipal Presidente Médice > consertar as caixas de descarga, concertar as buchas da pia lavatório, instalar duas tomadas para gelágua ( material esta comprado);

Escola Municipal Agnaldo Dantas > retelhamento, um bocal e uma lâmpada fluorescente de 15 w;

Escola Municipal Tomaz Pereira > verificar rachaduras nas paredes e fazer limpeza no muro;

Escola Municipal Jose Rodrigues > retirar entulhos do muro;

Escola Municipal Cel. Severino Bezerra > fazer instalação elétrica;

Escola Municipal São José > consertar a tela do portão, fechar as saídas do muro (ver memorando), verificar a força;

Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão > colocar bica, ferrolhos nos banheiros, verificar instalação elétrica (ver memorando);

Escola Municipal Ferreira Chaves > (ver memorando);

Escola Municipal Jacinto Freire > (ver memorando);

Escola Municipal Manoel Felix > tirar medidas do portão da área.

OBS: Caso os serviços já tenham sido concluídos, por favor, desconsiderar este oficio.

Atenciosamente

Elio de Medeiros

Diretor

CPF: 028.995.614-56